Histórico
O curso de doutorado em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo) foi aprovado em reunião do CTC da CAPES em abril de 2016. Posteriormente, ele foi aprovado pelo Conselho Universitário da UFES, tendo sido autorizado a entrar em funcionamento imediatamente após este ato. O curso é sediado na UFES, responsável pela emissão do diploma correspondente.
O PPGCosmo envolve, neste primeiro momento, como membros permanentes, pesquisadores da UFES, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), da UFJF e da UFBA. No exterior, o PPGCosmo inclui, como colaboradores, pesquisadores do Fermilab (EUA), do Observatoire de la Côte d'Azur (OCA, França), a Universität Heidelberg (Alemanha) e a University of Portsmouth (Reino Unido).
Todas as instituições brasileiras envolvidas neste programa já possuíam programas de pós-graduação em Física quando o PPGCosmo foi criado. Neste sentido, o PPGCosmo pretende desenvolver um programa mais específico, sem se contrapor aos programas já existentes. A principal motivação para o PPGCosmo é a co-orientação do estudante por pesquisadores do Brasil e do exterior, isto durante todo o processo de doutoramento, visando a inserção do estudante no ambiente científico internacional.
Em agosto de 2016 foi feita a primeira seleção de doutorandos, tendo sido escolhidos quatro candidatos, preenchendo assim a cota inicial de 4 bolsas concedidas pela CAPES.
Alunos Formados e Matriculados:O programa já formou 2 doutores e conta com 15 alunos regularmente matriculados, todos no doutorado.
Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos:
Coordenador: Júlio César Fabris (desde 08/2016)
Coordenador Adjunto: Oliver Fabio Piattella (desde 08/2016)
Histórico do conceito CAPES do programa:
O PPGCosmo é o primeiro programa de doutorado na área da Física a receber da agência brasileira CAPES a nota inicial de 5.