Astrofísica Relativística de Objetos Compactos

Resumo: Do ponto de vista da física fundamental, objetos compactos são muito importantes, por possuírem forte gravidade, altos campos magnéticos e enormes densidades, são talvez o único meio de estudar física sob condições tão extremas. Nesse projeto, discuto a proposta de pesquisar as anãs brancas magnetizadas, os pulsares de estrelas de nêutrons, os magnetares e a matéria de quarks estranha, além da investigação da emissão de ondas gravitacionais por estas fontes astrofísicas.
À luz de recentes observações astronômicas e de modelos teóricos, este projeto visa um melhor entendimento deste zoológico de estrelas, bem como dos aspectos mais fundamentais da física de objetos compactos.
Portanto, como plano de trabalho, o projeto aborda várias linhas de pesquisa relevantes à matéria densa no universo, incluindo estrutura das estrelas compactas em diferentes condições e sistemas; efeitos de fortes campos magnéticos, alta rotação e acreção de matéria; emissões de radiação eletromagnética em raio-X, rádio e de altas energias; glitches; braking index; tidal deformations; e ondas gravitacionais.
Em particular, as contrapartidas eletromagnéticas de alguns eventos de ondas gravitacionais (OG) que estão sendo observados pelo consórcio LIGO/VIRGO e observações simultâneas de eventos de OGs e eletromagnéticos são de extrema importância na nova era de astrofísica multimensageira.

Data de início: 01/06/2022
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador JAZIEL GOULART COELHO
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910