Cosmological model with running vacuum energy and warm dark matter

Nome: JHONNY ANDRES AGUDELO RUIZ
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 28/01/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ILIA CHAPIRO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALAN MIGUEL VELASQUEZ TORIBIO Examinador Interno
CELIA DEL CARMEN ESCAMILLA RIVERA Examinador Externo
ILIA CHAPIRO Orientador
JÚLIO CÉSAR FABRIS Examinador Interno
MANUEL ASOREY CARBALLEIRA Examinador Externo

Páginas

Resumo: O núcleo da presente tese é a possibilidade da variação da constante cosmológica com a escala de energia. Teoricamente, essa variação na região IR é um modelo possível e viável. Porém, do ponto de vista da Teoria Quântica dos Campos (QFT), a energia resultante dessa variação da constante cosmológica não pode ser absorvida pelo setor de matéria. É por isto que, os limites fenomenológicos sobre tal variação não são suficientemente restritos. Essa situação pode ser diferente no universo primordial, época na qual o campo gravitacional foi grande o suficiente para facilitar uma criação eficiente de partículas a partir do vácuo. Desenvolvemos aqui um marco teórico para explorar esta possibilidade de forma sistemática, sob o suposto de que dita variação ocorre numa época na qual a matéria escura (DM) está desacoplada e se expande de forma adiabática, enquanto que a matéria usual pode ser considerada como sem massa e pode ser criada de forma abundante a partir do decaimento da energia do vácuo. Mediante o uso do simples modelo de gás relativístico reduzido (RRG) para descrever matéria escura morna (WDM), consideramos aqui a dinâmica tanto no nível de fundo quanto no nível perturbativo e avaliamos o impacto desse decaimento do vácuo no espectro de potências da matéria e no primeiro pico acústico do CMB. Adicionalmente, usando dados combinados de SNIa+BAO, encontramos os valores do melhor ajuste para os parâmetros livres do nosso modelo.
Adicionalmente, é bem conhecido que a inclusão da curvatura espacial pode modificar a evolução das perturbações da matéria e afetar a formação de estruturas a grande escala (LSS). Quantificamos os efeitos dessa curvatura não nula em termos da LSS para um modelo cosmológico considerando uma RCC e WDM. A evolução das perturbações de densidade e a forma modificada do espectro de potências é também reconstruída neste contexto.
Finalmente, as ações de campo escalar mínima e não-mínima equivalentes ao RRG (descrevendo WDM) são construídas analiticamente, onde tais ações e suas equações de movimento, reproduzem as mesmas soluções para o fator de escala cosmológico presente na métrica FRLW. Em particular, construímos a teoría escalar correspondente com o modelo de gás ideal ultra-relativístico de partículas com spin nulo que possui simetria conforme. É considerada também a possibilidade de complementar nossa descrição escalar para WDM com um componente de energia escura (DE) dinâmica na forma de uma constante cosmológica variável (RCC).

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910